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Case Keune

Case Keune.

Como a 153\BBA redefiniu a rede de distribuição da Keune Hair Cosmetics no Brasil, planejou sua expansão e a tornou líder em coloração.

O mercado de cosméticos é conhecido por ser extremamente acirrado. Tanto no número de players disputando share quanto em margens de participação. E dentro dessa indústria da beleza, posicionar uma marca é um desafio diário, de absoluta disciplina e muita ousadia.

 

A holandesa Keune Hair Cosmetics sempre trabalhou no Brasil através de uma rede de distribuição voltada exclusivamente ao segmento de salões e profissionais. Com o avanço exponencial de novas marcas e a agressividade do mercado e seus novos canais, manter-se nesta posição poderia significar uma participação tímida na marca no país no futuro.

 

Implementando nosso "Integrated Solutions Core" dentro da organização, a 153\BBA analisou todo o sistema de distribuição da marca, sua relação com estes distribuidores, os processos da companhia, suas margens, seus pontos de venda, seu desempenho e sua linha de comunicação dentro dos mais variados canais.

 

Inicialmente, nós desenvolvemos um sistema online para integração da rede nacional de distribuidores. Através deste canal, foi possível criar um ranking que avaliou o desempenho de cada região entre múltiplos indicadores de performance (vendas, lucratividade, programação de compras, alcance, share, comunicação, entre outros) estabelecidos por nossa empresa.

Simultaneamente à avaliação dos distribuidores foi implementado um plano para reposicionamento ou desligamento de áreas de distribuição e operação direta da marca em mercados chave.

 

Uma vez com os processos alinhados, partimos para a fase de expansão de participação da marca iniciando sua entrada no varejo. Através da seleção de canais e do desenvolvimento de campanhas direcionadas a este novo segmento, a Keune consolidou sua presença no mercado como uma marca com DNA profissional agora disponível facilmente para todos os consumidores.

 

O resultado de toda a estratégia no Brasil? Aumento de 19% na lucratividade da empresa, incremento real de 39% em vendas, ganho de 4,5% de share para toda linha e liderança no segmento de coloração profissional com participação total de 28%, além da replicação global do modelo desenvolvido no país e de sua linha de comunicação.

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